UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
CENTRO DE LETRAS E ARTES
INSTITUTO VILLA-LOBOS

Ata de reunião extraordinária, número 202, do Departamento de Educação Musical, realizada às 16:00 horas do dia 24 de Janeiro de 2006, realizada na sala dos professores do IVL, presidida pelo chefe do DEM, professor José Nunes Fernandes. Estiveram presentes os professores José Nunes, Josimar Carneiro, Luiz Otávio Braga, Haroldo Mauro Jr., Elizabeth Travassos, Paulo José M. Pinheiro, Luis Ricardo Ventura e o representante do DA, aluno Pedro Araújo, bem como outros membros do DA e os alunos Eduardo Prestes e Marcelo Teixeira. As professoras Martha Ulhoa e Mônica de A. Duarte justificaram suas ausências. A reunião teve início com a leitura da pauta pelo presidente e a entrega das cópias impressas dos “Radoc” do ano de 2004 dos professores presentes. Em seguida foram tratados os seguintes assuntos: (1) O professor Luis Otávio fez um pedido ao Chefe do DEM que peça esclarecimentos quanto à obrigatoriedade de os projetos de pesquisa serem avaliados pelo Colegiado do Departamento. Além disso, questão levantada também pelo prof. Luiz Otávio, normatizou-se que de agora em diante os projetos a serem avaliadados devem sempre ser apresentados on line para a consulta dos membros do colegiado, assim os projetos de pesquisa não devem mais ser enviados para a Lista do DEM, mas sim para o prof. Haroldo, que os colocará na página do DEM (http://domain.adm.br/dem/pesquisa); (2) Foram aprovados: a) projeto de pesquisa da profa. Elizabeth Travassos, intitulado: “O moderno gosto das raízes: uma abordagem etnomusicológica da mediação cultural”; b) prorrogação do projeto “O aprendizado da música na roda de capoeira” do prof. José Nunes Fernandes e a prorrogação do projeto de pesquisa “A programação infantil da televisão de Valencia e do Rio de Janeiro: análise comparativa das trilhas sonoras” dos professores José Nunes Fernandes e Mônica de Almeida Duarte, ambos serão prorrogados até agosto de 2006; (3) Foram aprovadas também dois cursos de extensão: a) Escola Portátil de Choro – Oficina de Música, cujo responsável é o prof. Ricardo Ventura e b) Atualidade do fato musical: análise de textos e discursos sonoros, ministrado pela profa. Amparo Porta (Espanha), sob a responsabilidade dos professores Mônica de A. Duarte e José Nunes Fernandes. (4) O prof. Ricardo Ventura apresentou o relatório do projeto de extensão Oficinas de Choro – Escola Portátil de Música que foi apreciado pelos demais presentes. Em relação ao curso da Escola Portátil de Choro a profa. Eliszabeth Travassos voltou à questão da contrapartida à UNIRIO. Os profs. Luis Otávio e Ricardo Ventura explicaram que está sendo preparado o convênio que presidirá à parceria entre a UNIRIO e a Escola Portátil de Música. O prof. Luiz Otávio colocou à disposição dos professores a minuta do convênio com a Escola Portátil. Os profs. Luis Otávio e Ricardo Ventura explicaram que o convênio contempla a contrapartida na sua cláusula quatro e nela estão incluídas: a reserva de vagas para alunos, professores e funcionários da UNIRIO, a manutenção predial, a doação de instrumentos e equipamentos, dentre outras; (5) A profa. Elisabeth Travassos apresentou o interesse de professores de três universidades (Professora Elisabeth Travassos da UNIRIO, Professor Samuel Araújo da UFRJ e Professora Maria Elisabeth Lucas da UFRGS) na vinda do professor francês Antoine Hennion (Ecole des Mines) como visitante. O curriculum do referido professor foi apresentado de maneira resumida. A professora Elizabeth informou que pretende buscar consultar também o colegiado do Programa de Pós-Graduação em Música uma vez que as atividades do professor abrangerão basicamente os pós-graduandos, com possibilidade de programar uma sessão especificamente dedicada aos alunos da graduação. O colegiado aprovou e elogiou a proposta, se dispondo a ajudar em algum ponto; (5) tratou-se dos problemas que envolvem a UNIRIO, ou seja, seus alunos, em concursos públicos. O aluno Marcelo da S. Teixeira levantou algumas questões, as quais o Colegiado respondeu ou encaminhou. Tais questões foram: a não aprovação de alunos da UNIRIO no concurso para Professor de Educação Artística da secretaria de Educação do Município de Duque de Caxias (RJ) se deva ao fato de que o currículo da UNRIO não abarca o conteúdo dos concursos públicos para professor de Educação Artística, nas palavras do aluno: “há uma enorme distância entre os conteúdos das disciplinas e o dos concursos para Educação Artística”. Em seguida o aluno questionou qual o nível de comprometimento das Secretarias de Educação com as leis existentes e as habilitações em Arte. Os professores do DEM responderam as questões da seguinte forma. O IVL tem uma longa história de sucessos em concursos de professores de Música e de Educação Artística; A profa. Elizabeth Travassos lembrou que a polivalência na área das artes, que fundamenta os editais de concursos de várias secretarias de educação, é discutida e contestada no âmbito do IVL e dos encontros nacionais da área de educação musical. A professora sugere que o DEM/IVL procure informar-se sobre os índices de aprovação dos egressos da UNIRIO nos concursos para professores das escolas municipais e estaduais. Ainda com relação a esses concursos, lembrou que a postura dos professores do Instituto Villa-Lobos é “pragmática”, querendo dizer com isso que os professores estimulam os estudantes a preparar-se para fazer os concursos, ainda que se destinem a selecionar professores de educação artística em geral e não apenas professores de música. O aluno Pedro Araújo afirmou, quanto a isso, que a Orientação Acadêmica do IVL deveria orientar o aluno para os concursos, ou seja, fazer disciplinas em outros centros e institutos, fazer certos cursos de extensão etc. O prof. Josimar Carneiro apontou que a UNIRIO/IVL/Curso de Licenciatura dá aos alunos conhecimentos suficientes para atuar como professor de música. E sugeriu a abertura de um fórum de discussão sobre esse assunto. O prof. Luiz Otávio, então diretor do IVL, apontou encaminhamento quanto a isso, e foi aprovado pelo Colegiado. O Encaminhamento se refere a (i) verificar junto com a direção da Escola de Teatro e corpo docente a correspondência, ou seja, a equiparação ou equivalência, entre o conteúdo das provas do concurso de Caxias e as disciplinas ministradas pela Escola de Teatro que equivalem aos conteúdos das provas de artes plásticas e teatro; (ii) encaminhar à PROGRAD tal problema, solicitando que seja incluído no Fórum de Licenciatura da UNIRIO. O prof. Josimar lembrou a todos que o objetivo do curso é de formar o profissional (professor de música) e não de preparar para concursos. O que foi plenamente corroborado pelos presentes. No final o aluno Marcelo Teixeira volta a enfatizar que, mesmo assim, os conteúdos das disciplinas relacionadas às artes plásticas e cênicas, cursadas pelos alunos do Curso de Licenciatura em Educação Artística – habilitação em Música estão muito longe do conteúdo dos concursos. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião às 18:35 da qual foi lavrada esta ata que vai assinada pelo seu presidente.

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