UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
CENTRO DE LETRAS E ARTES
INSTITUTO VILLA-LOBOS

Curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira

PROJETO PEDAGÓGICO

I. Características Gerais

II. Organização Curricular

III. Recursos Necessários


II. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Princípios Filosóficos

Diagnóstico/Justificativa

Objetivos

Estrutura Curricular

Programas de Disciplina

Atividades Complementares

Metodologia

Grade Curricular

Fluxograma


1. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS, PERFIL E APTIDÕES DOS EGRESSOS



Princípios filosóficos

Em consonância com os princípios filosóficos que norteiam o Projeto Pedagógico da Uni-Rio, o Bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira está orientado pelos princípios básicos descritos a seguir. O primeiro deles é o compromisso com uma educação humanística tal como descrita no referido Projeto Pedagógico: "[A Uni-Rio deve ser] instituição onde haja formação acadêmica e pessoal/humana...". Assim sendo, a formação pessoal/humana do músico é considerada a meta maior do curso, a ser alcançada paralelamente à formação acadêmica, cujo objetivo é promover o sucesso da primeira. Proporcionar uma formação pessoal/humana através da formação acadêmica significa formar indivíduos dotados de senso crítico e capazes de intervir criativa e positivamente nos processos culturais.
O segundo princípio diz respeito à universalidade e integração do conhecimento, igualmente expresso no Projeto Pedagógico da Uni-Rio. Guiado por ele, o curso pretende instituir, no espaço acadêmico, a preocupação com uma das expressões mais notáveis da cultura brasileira: sua música popular, forjada ao longo dos séculos nas múltiplas interações entre diversas tradições culturais e diversos grupos sociais.
O terceiro princípio, estreitamente ligado aos anteriores, emana da convicção que o músico deve ser um profissional que alia o saber técnico às preocupações com a sociedade em que vive e com a cultura de que é parte. O Projeto Pedagógico da Uni-Rio concebe a universidade como um "...centro de cultura...comprometido com o passado e a modernização" e como uma instituição capacitada para imaginar "... soluções para os principais problemas da sociedade brasileira, a partir da construção de novos padrões éticos em suas fileiras."
O Bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira pode contribuir decisivamente para a realização desses propósitos na medida em que pretende promover o conhecimento e a transmissão de um vasto patrimônio cultural: as tradições musicais populares. Não se trata apenas de reconhecer seu valor histórico, mas também de habilitar novas gerações de músicos a ampliá-lo criativamente. Na medida também em que legitima no âmbito universitário um patrimônio cultural gerado por todas as camadas da população, o curso interfere de maneira positiva nos processos sociais que têm gerado, ao longo de séculos, a desqualificação das produções culturais e musicais dos setores mais desfavorecidos da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo olha em direção ao futuro, às novas tecnologias de criação, transmissão e reprodução da música, preparando artistas habilitados a responder ao desafio da modernização sem desumanização, sem perda da qualidade estética e sem prejuízo da manutenção das identidades culturais.

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Perfil dos egressos

A formação do estudante do Bacharelado em Música Popular Brasileira deve contemplar os aspectos referidos anteriormente. Para tal, é necessário ter em mente um dos princípios do Marco Referencial do Projeto Pedagógico: "[a UNIRIO deve formar] profissionais visando a melhoria da sociedade, e não [deve estar] apenas voltada para o mercado de trabalho."
O mercado da música popular no Brasil tem sido palco de processos de monopolização econômica e de homogeneização estética que se manifestam na concentração intensa de recursos em apenas alguns tipos de música, em detrimento de outros. O objetivo de muitas empresas que se apoderaram de largas fatias do mercado musical não tem sido o de proporcionar experiências culturais e estéticas ricas aos ouvintes. Entendemos que a produção e transmissão da música não pode ser submetida a ditames de ordem puramente econômica. Por conseguinte, os egressos do Bacharelado em Música Popular Brasileira terão sido preparados para avaliar criticamente a situação da música e seu lugar como uma das principais instâncias da cultura brasileira.
Quanto ao aspecto da formação pessoal/humana, o curso formará pessoas que vejam uma forte relação entre a estética e a ética: os bacharéis em Música Popular Brasileira ingressarão na profissão convictos que a beleza musical e a integridade de caráter no ser humano não estão dissociados. Quanto à formação acadêmica, o curso formará músicos competentes, preparados para o mercado de trabalho, mas acima de tudo formará artistas que possam contribuir para elevar o nível artístico da MPB. Músicos com conhecimento e técnica adquiridos durante o curso, aliados a uma consciência ética/estética, estarão conscientes da necessidade de reverter processos que conduzem à mediocridade artística.
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Aptidões dos egressos


  • Conhecimento amplo e aprofundado de repertórios, estilos e gêneros de música popular brasileira.
  • Domínio de leitura e escrita musical nas duas modalidades utilizadas no mercado de trabalho: a notação musical tradicional e a cifragem alfabética amplamente difundida na música popular.
  • Capacidade de formar e integrar conjuntos de música popular na condição de instrumentista, cantor, arranjador e dirigente.
  • Domínio das técnicas instrumentais necessárias à criação de arranjos.
  • Habilidade para improvisação instrumental e vocal de acordo com os diversos estilos dos diversos repertórios.

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Diretório do DEM