Curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira
Princípios Filosóficos |
1. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS, PERFIL E APTIDÕES DOS EGRESSOS
Princípios filosóficos
Em consonância com os princípios filosóficos que norteiam o Projeto Pedagógico da Uni-Rio, o Bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira está orientado pelos princípios básicos descritos a seguir. O primeiro deles é o compromisso com uma educação humanística tal como descrita no referido Projeto Pedagógico: "[A Uni-Rio deve ser] instituição onde haja formação acadêmica e pessoal/humana...". Assim sendo, a formação pessoal/humana do músico é considerada a meta maior do curso, a ser alcançada paralelamente à formação acadêmica, cujo objetivo é promover o sucesso da primeira. Proporcionar uma formação pessoal/humana através da formação acadêmica significa formar indivíduos dotados de senso crítico e capazes de intervir criativa e positivamente nos processos culturais.
O segundo princípio diz respeito à universalidade e integração do conhecimento, igualmente expresso no Projeto Pedagógico da Uni-Rio. Guiado por ele, o curso pretende instituir, no espaço acadêmico, a preocupação com uma das expressões mais notáveis da cultura brasileira: sua música popular, forjada ao longo dos séculos nas múltiplas interações entre diversas tradições culturais e diversos grupos sociais.
O terceiro princípio, estreitamente ligado aos anteriores, emana da convicção que o músico deve ser um profissional que alia o saber técnico às preocupações com a sociedade em que vive e com a cultura de que é parte. O Projeto Pedagógico da Uni-Rio concebe a universidade como um "...centro de cultura...comprometido com o passado e a modernização" e como uma instituição capacitada para imaginar "... soluções para os principais problemas da sociedade brasileira, a partir da construção de novos padrões éticos em suas fileiras."
O Bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira pode contribuir decisivamente para a realização desses propósitos na medida em que pretende promover o conhecimento e a transmissão de um vasto patrimônio cultural: as tradições musicais populares. Não se trata apenas de reconhecer seu valor histórico, mas também de habilitar novas gerações de músicos a ampliá-lo criativamente. Na medida também em que legitima no âmbito universitário um patrimônio cultural gerado por todas as camadas da população, o curso interfere de maneira positiva nos processos sociais que têm gerado, ao longo de séculos, a desqualificação das produções culturais e musicais dos setores mais desfavorecidos da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo olha em direção ao futuro, às novas tecnologias de criação, transmissão e reprodução da música, preparando artistas habilitados a responder ao desafio da modernização sem desumanização, sem perda da qualidade estética e sem prejuízo da manutenção das identidades culturais.