UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
CENTRO DE LETRAS E ARTES
INSTITUTO VILLA-LOBOS

Curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira

PROJETO PEDAGÓGICO

I. Características Gerais

II. Organização Curricular

III. Recursos Necessários


II. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Princípios Filosóficos

Diagnóstico/Justificativa

Objetivos

Estrutura Curricular

Programas de Disciplina

Atividades Complementares

Metodologia

Grade Curricular

Fluxograma


5. PROGRAMAS DE DISCIPLINA

Os Programas de Disciplinas abaixo incluem as seguintes informações: créditos, pré-requisitos, ementa, objetivos da disciplina, conteúdo programático e bibliografia. Os programas estão listados por ordem alfabética das disciplinas e incluem todas aquelas do currículo mínimo, as complementares obrigatórias de cada área de interesse e as optativas e/ou eletivas criadas especificamente para compor o currículo da habilitação em MPB.

 

Análise da Canção Popular I - AEM0073 

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos, sem pré-requisito.

Ementa. Análise harmônica, rítmica, melódica e poética (relações música/letra) de canções populares. 

Objetivos. Capacitar o aluno a: 1- reconhecer, através da forma canção, os diferentes gêneros de música popular brasileira; 2- reconhecer e empregar os recursos técnicos-expressivos de estruturação e elaboração musical constantes nas canções populares, com vistas à interpretação, ao arranjo e à composição.

Conteúdo programático. Análise de canções gravadas observando as constâncias de gênero, traços de estilo autoral e de época, interpretação, instrumentação, forma, culminância e caráter emocional da peça. Análise de canções por partitura observando: forma da linha melódica; implicação harmônica dos intervalos melódicos (análise intervalar); elementos de tensionamento e distensionamento rítmico, melódico e harmônico; progressões harmônicas características, relações letra e música; forma. Elaboração rítmico/melódica por ornamentação: a) notas primárias (eixo melódico); b) notas secundárias.

Bibliografia. ADOLFO, Antonio. O livro do Músico. Rio: Lumiar Editora, 1991. ANDRADE, Mário de. Aspectos da Música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1965. ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1983. CHEDIAK, Almir (coord.) coleção "Songbook". Rio: Lumiar, 28 vol. FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. USA. Sher Music CO. 1995. GUEST, Ian. Arranjo/Método Prático. Rio: Lumiar Editora, 1996. 3v. MACAMBIRA, José Rebouças. Estrutura Musical do Verso e da Prosa. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1983. PLA, Francisco Llacer. Guia Analítica de Formas Musicales para Estudiantes. Madrid:Real-Musical, 1987. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991. SCLIAR, Esther. Fraseologia Musical. Porto Alegre; Editora Movimento, 1982. TATIT, Luiz Augusto de Moraes. O Cancionista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. ZAMACOIS, Joaquín. Curso de Formas Musicales. Barcelona: Editorial Labor, S.A., 6a edicion, 1985.

Análise da Canção Popular II - AEM0074

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Análise da canção popular I.

Ementa. Análise harmônica, rítmica, melódica e poética (relações música/letra) de canções populares.

Objetivos. Capacitar o aluno a: 1- reconhecer, através da forma canção, os diferentes gêneros de música popular brasileira; 2- reconhecer e empregar os recursos técnicos-expressivos de estruturação e elaboração musical constantes nas canções populares, com vistas à interpretação, ao arranjo e à composição.

Conteúdo programático. Análise de canções gravadas observando as constâncias de gênero, traços de estilo autoral e de época, interpretação, instrumentação, forma, culminância, caráter emocional da peça. Padrões rítmicos de música popular brasileira: esquematizações sintéticas e suas variantes. Análise de letras de canções. Elaboração rítmico/melódica por ornamentação: a) literal; b) variada (transposição, inversão, retrógrado, aumentação, diminuição, etc.)

Bibliografia. ADOLFO, Antonio. O livro do Músico. Rio: Lumiar Editora, 1991. ANDRADE, Mário de. Aspectos da Música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1965. ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1983. CHEDIAK, Almir (coord.) coleção "Songbook". Rio: Lumiar, 28 vol. FARIA, Nelson. The Brazilian Guitar Book. USA. Sher Music CO. 1995. GUEST, Ian. Arranjo/Método Prático. Rio: Lumiar Editora, 1996. 3v. MACAMBIRA, José Rebouças. Estrutura Musical do Verso e da Prosa. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1983. PLA, Francisco Llacer. Guia Analítica de Formas Musicales para Estudiantes. Madrid:Real-Musical, 1987. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991. SCLIAR, Esther. Fraseologia Musical. Porto Alegre; Editora Movimento, 1982. TATIT, Luiz Augusto de Moraes. O Cancionista. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. ZAMACOIS, Joaquín. Curso de Formas Musicales. Barcelona: Editorial Labor, S.A., 6a edicion, 1985.

Análise Musical I - ACR0002

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Percepção Musical I.

Ementa. Elementos básicos da organização musical e fraseologia.

Objetivos: Iniciar o aluno no estudo da organização dos elementos básicos da musica, sua elaboração e fraseologia.

Conteúdo programático. Os objetivos da análise musical. Elementos melódicos e rítmicos - elaboração. Ornamentos. Fraseologia.

Bibliografia. SCLIAR, E. - Melodia, apostila do CLA. —. Ritmo, apostila do CLA. Fraseologia, Porto Alegre, Movimento, 1980. LEITE, V. D. - Linguagem musical I e II, apostila CLA. KIEFER, Bruno - Elementos da linguagem musical, Porto Alegre, Movimento, 1975. RIEMANN, Hugo - El fraseo musical, Barcelona, Labor, 1936. CADERNOS DE ANÁLISE MUSICAL, São Paulo, Atravéz.

Análise Musical II - ACR0003

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Análise Musical I.

Ementa. Pequenas formas.

Objetivos. Compreensão geral da organização de pequenas formas, instrumentais e vocais.

Conteúdo programático. Formas em duas partes. Formas em três partes. Expansão das formas em duas e três partes. Tema e variações. Elementos auxiliares.

Bibliografia. SCHOENBERG, Arnold - Fundamentos da composição musical, São Paulo. ZAMACOIS, Alfred - Las formas musicales, Barcelona, Labor, SD. STEIN, Leon - Structure and Form, Princeton, Summy Birchard, 1979. GREEN, D. - Form in tonal music: an introduction to analysis, New York, Winston, 1979. CADERNOS DE ANÁLISE MUSICAL, São Paulo, Atravéz.

Análise Musical III - ACR0004

Complementar obrigatória para Arranjo Musical;

2 créditos teóricos. Pré-requisito: Análise Musical II.

Ementa. Grandes formas.

Objetivos. Compreensão geral da organização das grandes formas, instrumentais e vocais

Conteúdo programático. Formas sonata e suas variantes. Fuga e recursos polifônicos. Música de câmara, concerto e sinfonia.

Bibliografia. SCHOENBERG, Arnold - Fundamentos da composição musical, São Paulo. ZAMACOIS, Alfred - Las formas musicales, Barcelona, Labor, SD. STEIN, Leon - Structure and Form, Princeton, Summy Birchard, 1979. GREEN, D. - Form in tonal music: an introduction to analysis, New York, Winston, 1979. ROSEN, Charles - The Classical Style, New York, Faber, 1972. CADERNOS DE ANÁLISE MUSICAL, São Paulo, Atravéz.

Análise Musical IV - ACR0005

Complementar obrigatória para Arranjo Musical;

2 créditos teóricos. Pré-requisito: Análise Musical III.

Ementa. Expansão e rompimento das formas e música moderna.

Objetivos. Compreensão dos processos de fragmentação da forma e da harmonia tonal convencional.

Conteúdo programático. A função da semântica no rompimento da forma clássica - processos composicionais. Música moderna na passagem do século XIX ao XX.

Bibliografia. SCHOENBERG, Arnold - Fundamentos da composição musical, São Paulo. STEIN, Leon - Structure and Form, Princeton, Summy Birchard, 1979. CADERNOS DE ANÁLISE MUSICAL, São Paulo, Atravéz.

Arranjo e Técnicas Instrumentais I - AEM0001

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Harmonia de Teclado III

Ementa. Estudo de técnicas de arranjo musical, entendido como um conjunto de procedimentos de estruturação musical tendo como objeto de estudo gêneros e estilos da música popular brasileira.

Objetivos. Capacitar o aluno para a criação de arranjos musicais aplicados a conjuntos vocais e/ou instrumentais, em suas múltiplas formações e combinações timbrísticas, obedecendo especificidades genéricas, formais e estilísticas da peça a ser trabalhada.

Conteúdo programático. Estruturação rítmico-melódica: notas primárias e notas estruturais; eixo primário. Formas de elaboração: por ornamentação (inclusão de notas secundárias); por reprodução literal e variada. Elaboração harmônica; escalas de acordes; rearmonização. Recursos técnico-expressivos do grupo Vozes Humanas: conjunto vocal; coral. Dueto harmônico: backing vocal a duas vozes; melodia conduzida em dueto. Dueto polifônico: contracanto. Sinais convencionais e abreviaturas utilizados em arranjo de música popular. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do Conjunto de Base (sustentação rítmico-harmônica). Arranjo para conjunto de base e duas vozes solistas, em dueto harmônico ou polifônico.

Bibliografia. ADOLFO, Antonio. O Livro do Músico. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1991. CASELLA, Alfredo. MORTARI, Virgilio. La Tecnica de la Orquesta Contemporanea. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1981. CHEDIAK, Almir. Songbook Caetano Veloso. 2 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, s/d. —. Songbook Tom Jobim. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1990. —. Songbook Bossa Nova. 5 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora. FARIA, Nelson . The Brazilian Guitar Book. Petaluma, CA, USA: Sher Music CO., 1995. GARCIA, Russel. The Profissional Arranjer Composer. Book 1. California: Criterion Music Corporation,11ª edição, s/data. GUERRA-PEIXE. Melos e Harmonia Acústica. São Paulo/Rio de Janeio: Irmaõs Vitale Editores, 1988. GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. HINDEMITH, Paul. Practica de la Composicion a Dos Voces. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1962. LEITE, Marcos. O Melhor de Garganta Profunda – arranjos para canto coral com cifras. São Paulo:Irmaõs Vitale Editores, 1998. LLÁCER PLÁ, Francisco. Guia Analitica de Formas Musicales para Estudiantes. Madrid: Real Madrid Editores, 3ª edición, revisada, 1987. PISTON, Walter. Orquestracion. Madrid: Real Musical, 1984. SEBESKY, Don. The Contemporary Arranjer. USA: Alfred Publishingf CO., 1979. SCHÖENBERG, Arnold. Modelos para Estudiantes de Composicion. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1943/1970. STURM, Fred. Changes Over Time: The Evolution of Jazz Arranjging. USA: Advanced Music, 1995. —. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Editora da USP, 1991. WRIGHT, Rayburn. INSIDE THE SCORE. Delavan, New York: Kendor Music Inc., 1982.

Arranjo e Técnicas Instrumentais II - AEM0002

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos.

Pré-requisito: Arranjo e Técnicas Instrumentais I

Ementa. Estudo de técnicas de arranjo musical, entendido como um conjunto de procedimentos de estruturação e elaboração musical (harmônica, rítmica e melódica, fraseológica, formal, orquestral etc.) tendo como objeto de estudo gêneros e estilos de musica popular brasileira.

Objetivos. Capacitar o aluno para a criação de arranjos musicais aplicados a conjuntos vocais e/ou instrumentais, em suas múltiplas formações e combinações timbrísticas, obedecendo especificidades genéricas, formais e estilísticas da peça a ser trabalhada

Conteúdo programático. Introdução às técnicas mecânicas de harmonização em bloco, a 3 e 4 vozes. Rearmonização da melodia nota a nota; acordes primários, acordes secundários. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do grupo Madeiras. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do grupo Cordas Dedilhadas; conjunto de samba e choro. Estruturação da Grade de Arranjo.

Bibliografia. ADOLFO, Antonio. O Livro do Músico. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1991. CASELLA, Alfredo. MORTARI, Virgilio. La Tecnica de la Orquesta Contemporanea. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1981. CHEDIAK, Almir. Songbook Caetano Veloso. 2 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, s/d. —. Songbook Tom Jobim. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1990. —. Songbook Bossa Nova. 5 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora. FARIA, Nelson . The Brazilian Guitar Book. Petaluma, CA, USA: Sher Music CO., 1995. GARCIA, Russel. The Profissional Arranjer Composer. Book 1. California: Criterion Music Corporation,11ª edição, s/data. GUERRA-PEIXE. Melos e Harmonia Acústica. São Paulo/Rio de Janeio: Irmaõs Vitale Editores, 1988. GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. HINDEMITH, Paul. Practica de la Composicion a Dos Voces. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1962. LEITE, Marcos. O Melhor de Garganta Profunda – arranjos para canto coral com cifras. São Paulo:Irmaõs Vitale Editores, 1998. LLÁCER PLÁ, Francisco. Guia Analitica de Formas Musicales para Estudiantes. Madrid: Real Madrid Editores, 3ª edición, revisada, 1987. PISTON, Walter. Orquestracion. Madrid: Real Musical, 1984. SEBESKY, Don. The Contemporary Arranjer. USA: Alfred Publishingf CO., 1979. SCHÖENBERG, Arnold. Modelos para Estudiantes de Composicion. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1943/1970. STURM, Fred. Changes Over Time: The Evolution of Jazz Arranjging. USA: Advanced Music, 1995. —. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Editora da USP, 1991. WRIGHT, Rayburn. INSIDE THE SCORE. Delavan, New York: Kendor Music Inc., 1982.

 

Arranjo e Técnicas Instrumentais III - AEM0003

Complementar obrigatória para Arranjo Musical; 2 créditos teóricos.

Pré-requisito: Arranjo e Técnicas Instrumentais II.

Ementa. Estudo de técnicas de arranjo musical, entendido como um conjunto de procedimentos de estruturação e elaboração musical (harmônica, rítmica e melódica, fraseológica, formal, orquestral etc.) tendo como objeto de estudo gêneros e estilos de musica popular brasileira.

Objetivos. Capacitar o aluno para a criação de arranjos musicais aplicados a conjuntos vocais e/ou instrumentais, em suas múltiplas formações e combinações timbrísticas, obedecendo especificidades genéricas, formais e estilísticas da peça a ser trabalhada.

Conteúdo programático. Técnicas mistas de harmonização em bloco. Padrões rítmicos de música popular brasileira. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do grupo Metais. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do grupo Saxofones. Escrita para conjunto misto de metais e saxofones. Banda de Música: repertório, formações típicas de música popular. Projeção do arranjo: função/contexto; textura; forma; instrumentação.

Bibliografia. ADOLFO, Antonio. O Livro do Músico. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1991. CASELLA, Alfredo. MORTARI, Virgilio. La Tecnica de la Orquesta Contemporanea. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1981. CHEDIAK, Almir. Songbook Caetano Veloso. 2 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, s/d. —. Songbook Tom Jobim. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1990. —. Songbook Bossa Nova. 5 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora. FARIA, Nelson . The Brazilian Guitar Book. Petaluma, CA, USA: Sher Music CO., 1995. GARCIA, Russel. The Profissional Arranjer Composer. Book 1. California: Criterion Music Corporation,11ª edição, s/data. GUERRA-PEIXE. Melos e Harmonia Acústica. São Paulo/Rio de Janeio: Irmaõs Vitale Editores, 1988. GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. HINDEMITH, Paul. Practica de la Composicion a Dos Voces. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1962. LEITE, Marcos. O Melhor de Garganta Profunda – arranjos para canto coral com cifras. São Paulo:Irmaõs Vitale Editores, 1998. LLÁCER PLÁ, Francisco. Guia Analitica de Formas Musicales para Estudiantes. Madrid: Real Madrid Editores, 3ª edición, revisada, 1987. PISTON, Walter. Orquestracion. Madrid: Real Musical, 1984. SEBESKY, Don. The Contemporary Arranjer. USA: Alfred Publishingf CO., 1979. SCHÖENBERG, Arnold. Modelos para Estudiantes de Composicion. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1943/1970. STURM, Fred. Changes Over Time: The Evolution of Jazz Arranjging. USA: Advanced Music, 1995. —. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Editora da USP, 1991. WRIGHT, Rayburn. INSIDE THE SCORE. Delavan, New York: Kendor Music Inc., 1982.

Arranjo e Técnicas Instrumentais IV - AEM0004

Complementar obrigatória para Arranjo Musical; 2 créditos teóricos.

Pré-requisito: Arranjo e Técnicas Instrumentais III.

Ementa. Estudo de técnicas de arranjo musical, entendido como um conjunto de procedimentos de estruturação e elaboração musical (harmônica, rítmica e melódica, fraseológica, formal, orquestral etc.) tendo como objeto de estudo gêneros e estilos de musica popular brasileira.

Objetivos. Capacitar o aluno para a criação de arranjos musicais aplicados a conjuntos vocais e/ou instrumentais, em suas múltiplas formações e combinações timbrísticas, obedecendo especificidades genéricas, formais e estilísticas da peça a ser trabalhada.

Conteúdo programático. Técnicas mistas de harmonização em bloco a 5 e 6 vozes; escrita linear. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do grupo Cordas a Arco; rabeca. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do grupo Percussão Brasileira; conjunto de samba. Recursos técnico-expressivos dos instrumentos do grupo Percussão Sinfônica. Quarteto de cordas clássico.Quinteto de sopros clássico. Quinteto de metais. Orquestra: formações de câmera e estruturas sinfônicas; formações para gravação.

Bibliografia. ADOLFO, Antonio. O Livro do Músico. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1991. CASELLA, Alfredo. MORTARI, Virgilio. La Tecnica de la Orquesta Contemporanea. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1981. CHEDIAK, Almir. Songbook Caetano Veloso. 2 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, s/d. —. Songbook Tom Jobim. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1990. —. Songbook Bossa Nova. 5 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora. FARIA, Nelson . The Brazilian Guitar Book. Petaluma, CA, USA: Sher Music CO., 1995. GARCIA, Russel. The Profissional Arranjer Composer. Book 1. California: Criterion Music Corporation,11ª edição, s/data. GUERRA-PEIXE. Melos e Harmonia Acústica. São Paulo/Rio de Janeio: Irmaõs Vitale Editores, 1988. GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático. 3 volumes. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. HINDEMITH, Paul. Practica de la Composicion a Dos Voces. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1962. LEITE, Marcos. O Melhor de Garganta Profunda – arranjos para canto coral com cifras. São Paulo:Irmaõs Vitale Editores, 1998. LLÁCER PLÁ, Francisco. Guia Analitica de Formas Musicales para Estudiantes. Madrid: Real Madrid Editores, 3ª edición, revisada, 1987. PISTON, Walter. Orquestracion. Madrid: Real Musical, 1984. SEBESKY, Don. The Contemporary Arranjer. USA: Alfred Publishingf CO., 1979. SCHÖENBERG, Arnold. Modelos para Estudiantes de Composicion. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1943/1970. STURM, Fred. Changes Over Time: The Evolution of Jazz Arranjging. USA: Advanced Music, 1995. —. Fundamentos da Composição Musical. São Paulo: Editora da USP, 1991. WRIGHT, Rayburn. INSIDE THE SCORE. Delavan, New York: Kendor Music Inc., 1982.

Folclore Musical Brasileiro I - AEM0009

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos, sem pré-requisito.

Ementa. Estudo das músicas de tradição oral de segmentos populares e grupos étnicos da sociedade brasileira, na dinâmica histórica de sua continuidade e transformação e nas múltiplas relações que mantêm com outros domínios da cultura.

Objetivos. Introduzir as definições de música folclórica e os critérios para sua identificação, situando-os historicamente; identificar os principais temas dos estudos de folclore musical e sua contribuição ao estudo da música e da cultura brasileira. Familiarizar o aluno com os principais gêneros e estilos da música de tradição oral, nas diversas regiões do Brasil.

Conteúdo programático I. Folclore: noções básicas; I.1. Os critérios de identificação do fato folclórico: oralidade; anonimato; funcionalidade; tradição; aceitação coletiva; I.2. níveis de cultura e tipologia da música: "primitiva", "folclórica", "popular", "de massa", "erudita"; tipologia da música e estratificação social; folclore e civilização; comunidades folk e sociedade moderna; condições históricas do estabelecimento da tipologia; críticas à tipologia e à teoria das comunidades folk ; II. Objeto e temas nos estudos de Folclore musical; II.1. as noções de raça, etnia, povo e nação; II.2. o problema das origens e das contribuições dos chamados povos formadores; estudo de influências e aculturação musical; a formação da música brasileira; investigação de influências indígenas; de influências africanas; de influências ibéricas ou européias; II.3. descrição e análise musical nos estudos de folclore; classificação da produção musical popular por regiões, áreas culturais, formas, funções, origens étnicas; procedimentos de coleta e orientação da observação; transcrição musical; análise de parâmetros como forma, escala e modo, ritmo e metro, melodia, texto, instrumentação. II. 4. Instrumentos musicais populares.

Bibliografia. ALMEIDA, Renato. Folclore. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro. —. História da música brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet & Cia., 1942. —."Música folclórica e música popular". Boletim da Comissão Gaúcha de Folclore, 22. Porto Alegre, 1958. ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. São Paulo: Globo, 1960. ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins, 1972. —. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Villa Rica, 1991. —. As danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982. CARNEIRO, Edison. Folguedos tradicionais. Rio de Janeiro: INF; Funarte, 1982. CORREIA DE AZEVEDO, Luiz Heitor."Música popular", in: Cascudo, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. GALLET, Luciano. Estudos de Folclore. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs, 1934. KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu: duas raízes da música popular brasileira. Porto Alegre: Movimento; UFRS, 1977. KAZADI wa Mukuna. Contribuição bantu na música popular brasileira. São Paulo: Global, s.d. SEEGER, Anthony."Por que os índios Suyá cantam para suas irmãs?", in: G.Velho (ed.) Arte e sociedade. RJ: Zahar, 1979. ROMERO, Sílvio. Estudos da poesia popular brasileira. Petrópolis : Vozes, 1977. SOUZA, José Geraldo de."Contribuição rítmico-modal do canto gregoriano". TINHORÃO, José Ramos. Música popular de índios, negros e mestiços. Petrópolis: Vozes, 1973.

Folclore Musical Brasileiro II - AEM0010

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Folclore Musical Brasileiro I.

Ementa. Estudo das músicas de tradição oral de segmentos populares e grupos étnicos da sociedade brasileira, na dinâmica histórica de sua continuidade e transformação e nas múltiplas relações que mantêm com outros domínios da cultura.

Objetivos. Introduzir o aluno a métodos de pesquisa de campo etnográfica aplicados ao estudo da música folclórica; fornecer instrumentos para descrever, analisar e contextualizar a produção e prática musicais; analisar a música em suas relações com outros domínios da cultura, como expressão de relações entre grupos sociais, como expressão de idéias e valores de grupos sociais.

Conteúdo programático. : I. Etnografia da música folclórica e pesquisa de campo etnográfica: a condição de observador; a situação de pesquisa e a relação do pesquisador com o grupo estudado; observação, entrevista e observação participante; II. A descrição, análise e contextualização da produção e da prática musical; II.1. música e religião: formas de comunicação entre os homens e dos homens com os sagrado; rituais do catolicismo popular: romarias, pastoris, festas do Divino, folias de reis; rituais e festas das religiões afro-brasileiras e outras: candomblé, umbanda, catimbó, Santo Daime, etc.; música, transe e possessão; II.2. música e construção de identidades sociais (étnicas, religiosas, regionais, de gênero etc.): congados, maracatus, caboclinhos, a "família" do samba; fandangos, bailes populares; moda de viola, cantoria nordestina, música gaúcha; música, socialização e transmissão de valores: cantigas infantis, romances, etc.; música e conflito social: capoeira, samba, quilombo, congado; II.3. música folclórica em contextos de transformação social; da censura à legitimação; folclore e turismo; a profissionalização dos músicos e o ingresso no mercado dos gêneros tradicionais.

Bibliografia. ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. São Paulo: IEB; Brasília: Pró-Memória, 1989. BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1971. BIRMAN, Patrícia. O que é umbanda. São Paulo: Brasiliense, 1980. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Sacerdotes de viola. Petrópolis: Vozes. —. A festa do santo de preto. Rio de Janeiro: INF/Funarte: Goiânia: Universidade Federal de Goiás. —. A folia de reis de Mossâmedes. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1977. CAMPOS, Augusto de e outros. Balanço da bossa: Antologia crítica da moderna música popular brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1968. CARNEIRO, Édison. Folguedos tradicionais. Rio de Janeiro: INF/Funarte, 1982. —. Negros bantus: Notas de etnografia religiosa e folk-lore. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1937. CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Brasília: INL, 1979. —. Vaqueiros e cantadores. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984. GANDRA, Edir. Jongo da Serrinha. Do terreiro aos palcos. Rio de Janeiro: GGE, 1995. GUERRA-PEIXE, César. Maracatus do Recife. São Paulo: Irmãos Vitale, 1980. —. "Os cabocolinhos do Recife", Revista Brasileira de Folclore, 6(15), 1956. MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte, 1983. SEEGER, Anthony. Os índios e nós. Rio de Janeiro: Campus, 1980. RAMOS, Arthur. O negro brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1934. RIBEIRO, Maria de Lourdes Borges. O jongo. Rio de Janeiro: INF, 1984 (Cad. de Folclore, 34). —. Moçambique. Rio de Janeiro: Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, 1981 (Cadernos de Folclore, 32). TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. Rio de Janeiro: Saga, 1966. —. Música popular de índios, negros e mestiços. Petrópolis: Vozes, 1973. —. História social da música popular brasileira. Lisboa: Caminho, 1990.

 

Harmonia I - ACR0041

Currículo mínimo; 4 créditos teóricos. Pré-requisito: Percepção Musical II

Ementa. Estudo dos encadeamentos básicos e técnica de condução das vozes.

Objetivos. Habilidade na condução das vozes e escolha de funções principais.

Conteúdo programático. Evolução histórica. Movimentos harmônicos e melódicos. Tríades nas funções principais. Inversões das tríades. Cadências, períodos, frases. Acordes de dominante com sétima. Inversões do acorde de dominante com sétima.

Bibliografia. ZAMACOIS, Joaquín; Tratado de Armonía. Ed. Labor Barcelona s/d. SILVA, José Paulo; Manual de Harmonia. Ed. do autor s/d. PISTON, Walter; Harmony. Norton, NY. 1972. CHAILLEY, Jacques; Traité Historique D’Analyse Musicale. Max Eschig, Paris s/d.

 

Harmonia II - ACR0042

Currículo mínimo; 4 créditos teóricos. Pré-requisito: Harmonia I

Ementa. Graus substitutivos; encadeamentos complexos.

Objetivos. Habilidade na condução das partes. Escolha de função e tratamento de dissonâncias.

Conteúdo programático. Acordes substitutivos: grupos de dominantes, grupos de subdominantes. Dissonâncias instáveis: acordes de sétima sobre o sétimo grau, acordes de nona da dominante e décima terceira da dominante. Outros acordes de sétima. Modo menor natural. Marcha harmônica (opcional).

Bibliografia. ZAMACOIS, Joaquín; Tratado de Armonía. Ed. Labor Barcelona s/d. SILVA, José Paulo; Manual de Harmonia. Ed. do autor s/d. PISTON, Walter; Harmony. Norton, NY. 1972. CHAILLEY, Jacques; Traité Historique D’Analyse Musicale. Max Eschig, Paris s/d.

 

Harmonia III - ACR0043

Complementar obrigatória para Arranjo Musical; 4 créditos teóricos.

Pré-requisito: Harmonia II.

Ementa. Graus substitutivos; encadeamentos complexos.

Objetivos. Habilidade no trato com acordes complexos e domínio das possibilidades de ampliação da tonalidade.

Conteúdo programático. Modos mistos. Dominantes secundárias e tipos de ampliação: inclinação e modulação. Notas melódicas. Acordes alterados: alteração ascendente e descendente dos acordes de dominante; sexta napolitana.

Bibliografia. ZAMACOIS, Joaquín; Tratado de Armonía. Ed. Labor Barcelona s/d. SILVA, José Paulo; Manual de Harmonia. Ed. do autor s/d. PISTON, Walter; Harmony. Norton, NY. 1972. CHAILLEY, Jacques; Traité Historique D’Analyse Musicale. Max Eschig, Paris s/d.

 

Harmonia IV - ACR0044

Complementar obrigatória para Arranjo Musical; 4 créditos teóricos.

Pré-requisito: Harmonia III.

Ementa. Modulação a tons afastados e ampliação da tonalidade.

Objetivos. Manuseio de acordes complexos e da tonalidade ampliada.

Conteúdo programático. Acordes de empréstimo. Modalismo. Modulação a tons afastados. Pedal. Elipse (opcional).

Bibliografia. ZAMACOIS, Joaquín; Tratado de Armonía. Ed. Labor Barcelona s/d. SILVA, José Paulo; Manual de Harmonia. Ed. do autor s/d. PISTON, Walter; Harmony. Norton, NY. 1972. CHAILLEY, Jacques; Traité Historique D’Analyse Musicale. Max Eschig, Paris s/d.

 

Harmonia de Teclado I - AEM0011

Currículo mínimo; 1 crédito teórico, 2 crédito práticos, sem pré-requisito.

Ementa. Estudo dos procedimentos da harmonia musical do ponto de vista do teclado.

Objetivos. Praticar leitura de cifras alfabéticas em repertório escolhido; harmonizar canções com base nos conceitos da harmonia tonal; desenvolver a capacidade auditiva harmônica na área do vocabulário de acordes da música popular brasileira; desenvolver a capacidade de domínio do teclado através de técnicas e exercícios harmônicos específicos; desenvolver a cultura do repertório de canções populares.

Conteúdo programático. Reconhecimento do teclado: escala cromática, pentatônica e pentacórdios maiores e menores. Quatro qualidades da tríade: prática e transposição. Tríades na escala diatônica. As funções harmônicas aplicadas à harmonização de canções folclóricas. Leitura de cifras de peças do repertório com tríades.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir (coord.). Bossa Nova. 2. ed. Rio: Lumiar, 1990. 5 v. —. Dicionário de acordes cifrados. S.Paulo: Vitale, 1984. —. Edu Lobo. Rio: Lumiar, 1994. —. Tom Jobim. 3 v. Rio: Lumiar, 1990. CONTIER, Arnaldo D. Música no Brasil: História e interdisciplinaridade. In ANAIS DO XVIº SIMPÓSIO DA ANPUH, Rio, 1991. P.151-189. —. Edu Lobo e Carlos Lyra. In Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, vol. 18, nº35, 1998. P.13-52. DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. London: Cambridge, 1983. HINDEMITH Paul: "Traditional Harmony". Schott Music Corporation - New York, 1968. MERRIAM, Alam. The Anthropology of Music. Evanston: Northern Unversity Press, 1964. MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. London: Open Unversity Press, 1990. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton 1962. SCHOENBERG, Arnold. Theory of harmony. London: Faber, 1978. SHIR-CLIFF, Justine et al: "Chromatic Harmony". Macmillan Publishing Company - New York, 1965. SPOSSOBIN, I.V. A Forma Musical. 4.ed. Moscou: Música, 1967. —. Manual de harmonia. 4.ed. Moscou: Música, 1965. STANTON Kenneth: "Jazz Theory". Taplinger Publishing Company - New York, 1982.

Harmonia de Teclado II - AEM0012

Currículo mínimo; 1 crédito teórico, 2 crédito práticos.

Pré-requisito: Harmonia de Teclado I.

Ementa. Estudo dos procedimentos da harmonia musical do ponto de vista do teclado.

Objetivos. Praticar leitura de cifras alfabéticas em repertório escolhido; harmonizar canções com base nos conceitos da harmonia tonal; desenvolver a capacidade auditiva harmônica na área do vocabulário de acordes da música popular brasileira; desenvolver a capacidade de domínio do teclado através de técnicas e exercícios harmônicos específicos; desenvolver a cultura do repertório de canções populares.

Conteúdo programático. Cinco qualidades da tétrade: transposição e prática das inversões. Peças do repertório escolhido usando tétrades. As tétrades no modo maior: transposição e prática. Harmonia funcional com tétrades: harmonização de canções no modo maior. O modo menor relativo e homônimo: formas das escalas e sistema maior-menor. Harmonização de canções no modo menor.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir (coord.). Bossa Nova. 2. ed. Rio: Lumiar, 1990. 5 v. —. Dicionário de acordes cifrados. S.Paulo: Vitale, 1984. —. Edu Lobo. Rio: Lumiar, 1994. —. Tom Jobim. 3 v. Rio: Lumiar, 1990. CONTIER, Arnaldo D. Música no Brasil: História e interdisciplinaridade. In ANAIS DO XVIº SIMPÓSIO DA ANPUH, Rio, 1991. P.151-189. —. Edu Lobo e Carlos Lyra. In Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, vol. 18, nº35, 1998. P.13-52. DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. London: Cambridge, 1983. HINDEMITH Paul: "Traditional Harmony". Schott Music Corporation - New York, 1968. MERRIAM, Alam. The Anthropology of Music. Evanston: Northern Unversity Press, 1964. MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. London: Open Unversity Press, 1990. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton 1962. SCHOENBERG, Arnold. Theory of harmony. London: Faber, 1978. SHIR-CLIFF, Justine et al: "Chromatic Harmony". Macmillan Publishing Company - New York, 1965. SPOSSOBIN, I.V. A Forma Musical. 4.ed. Moscou: Música, 1967. —. Manual de harmonia. 4.ed. Moscou: Música, 1965. STANTON Kenneth: "Jazz Theory". Taplinger Publishing Company - New York, 1982.

Harmonia de Teclado III - AEM0013

Currículo mínimo; 1 crédito teórico, 2 crédito práticos.

Pré-requisito: Harmonia de Teclado II.

Ementa. Estudo dos procedimentos da harmonia musical do ponto de vista do teclado.

Objetivos. Praticar leitura de cifras alfabéticas em repertório escolhido; harmonizar canções com base nos conceitos da harmonia tonal; desenvolver a capacidade auditiva harmônica na área do vocabulário de acordes da música popular brasileira; desenvolver a capacidade de domínio do teclado através de técnicas e exercícios harmônicos específicos; desenvolver a cultura do repertório de canções populares.

Conteúdo programático. Acordes com nonas, décimas-primeiras e décimas terceiras. A ligação harmônica com acordes de cinco sons. Leitura e interpretação de cifras com nonas, décimas-primeiras e décimas terceiras. A modulação e as dominantes secundárias. As subdominantes secundárias e o encadeamento II-V. Harmonização de canção no modo maior empregando II-V. O acorde diminuto: exposição e prática.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir (coord.). Bossa Nova. 2. ed. Rio: Lumiar, 1990. 5 v. —. Dicionário de acordes cifrados. S.Paulo: Vitale, 1984. —. Edu Lobo. Rio: Lumiar, 1994. —. Tom Jobim. 3 v. Rio: Lumiar, 1990. CONTIER, Arnaldo D. Música no Brasil: História e interdisciplinaridade. In ANAIS DO XVIº SIMPÓSIO DA ANPUH, Rio, 1991. P.151-189. —. Edu Lobo e Carlos Lyra. In Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, vol. 18, nº35, 1998. P.13-52. DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. London: Cambridge, 1983. HINDEMITH Paul: "Traditional Harmony". Schott Music Corporation - New York, 1968. MERRIAM, Alam. The Anthropology of Music. Evanston: Northern Unversity Press, 1964. MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. London: Open Unversity Press, 1990. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton 1962. SCHOENBERG, Arnold. Theory of harmony. London: Faber, 1978. SHIR-CLIFF, Justine et al: "Chromatic Harmony". Macmillan Publishing Company - New York, 1965. SPOSSOBIN, I.V. A Forma Musical. 4.ed. Moscou: Música, 1967. —. Manual de harmonia. 4.ed. Moscou: Música, 1965. STANTON Kenneth: "Jazz Theory". Taplinger Publishing Company - New York, 1982.

Harmonia de Teclado IV - AEM0014

Currículo mínimo; 1 crédito teórico, 2 crédito práticos.

Pré-requisito: Harmonia de Teclado III

Ementa. Estudo dos procedimentos da harmonia musical do ponto de vista do teclado.

Objetivos. Praticar leitura de cifras alfabéticas em repertório escolhido; harmonizar canções com base nos conceitos da harmonia tonal; desenvolver a capacidade auditiva harmônica na área do vocabulário de acordes da música popular brasileira; desenvolver a capacidade de domínio do teclado através de técnicas e exercícios harmônicos específicos; desenvolver a cultura do repertório de canções populares.

Conteúdo programático. As dominantes de substituição. As dominantes por extensão. As subdominantes interpoladas. Combinando diversos tipos de dominantes. A tríade menor com sexta maior acrescentada. Outros acordes de empréstimo modal. Acordes com estrutura dominante mas sem a sua função.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir (coord.). Bossa Nova. 2. ed. Rio: Lumiar, 1990. 5 v. —. Dicionário de acordes cifrados. S.Paulo: Vitale, 1984. —. Edu Lobo. Rio: Lumiar, 1994. —. Tom Jobim. 3 v. Rio: Lumiar, 1990. CONTIER, Arnaldo D. Música no Brasil: História e interdisciplinaridade. In ANAIS DO XVIº SIMPÓSIO DA ANPUH, Rio, 1991. P.151-189. —. Edu Lobo e Carlos Lyra. In Revista Brasileira de História. São Paulo, ANPUH, vol. 18, nº35, 1998. P.13-52. DAHLHAUS, Carl. Foundations of Music History. London: Cambridge, 1983. HINDEMITH Paul: "Traditional Harmony". Schott Music Corporation - New York, 1968. MERRIAM, Alam. The Anthropology of Music. Evanston: Northern Unversity Press, 1964. MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. London: Open Unversity Press, 1990. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton 1962. SCHOENBERG, Arnold. Theory of harmony. London: Faber, 1978. SHIR-CLIFF, Justine et al: "Chromatic Harmony". Macmillan Publishing Company - New York, 1965. SPOSSOBIN, I.V. A Forma Musical. 4.ed. Moscou: Música, 1967. —. Manual de harmonia. 4.ed. Moscou: Música, 1965. STANTON Kenneth: "Jazz Theory". Taplinger Publishing Company - New York, 1982.

 

História da Música: Barroco e Classicismo - ACR0034

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos, sem pré-requisito.

Ementa. Visão panorâmica das práticas e da produção musical erudita do ocidente no Barroco e no Classicismo, em seus aspectos técnicos e estéticos, através da audição de obras e de estudos históricos e analíticos.

Objetivos. Oferecer oportunidade de escuta do repertório musical abrangido pelas unidades programáticas. Examinar os aspectos técnicos e estéticos das práticas musicais no período abrangido pelas unidades programáticas. Incentivar estudos históricos e analíticos relacionados com as unidades programáticas.

Conteúdo programático. A música barroca: ópera, cantata e oratório. A música barroca: música instrumental. O rococó e a música. O classicismo musical.

Bibliografia. CARPEAUX, Otto Maria. Uma nova história da música. Rio de Janeiro: Alhambra, 1977. DAHLHAUS, Carl. Foundations of music history. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. GROUT, Donald J. & PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994. JACOB, Arthur. Breve história de la música occidental. Barcelona: Monte Avila Editores, 1979. RAYNOR, Henry. História social da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1972. ROLAND, Manuel. Histoire de la musique. Paris: Gallimard, 1960 (Encyclopédie de la Pléiade). SALAZAR, Adolfo. Síntesis de la história de la música. Buenos Aires: Pleamar, 1947. VUILLERMOZ, Emile. Histoire de la musique. Paris: Fayard, 1973.

História da Música: Romantismo ACR0035

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos, Sem pré-requisito.

Ementa. Visão panorâmica das práticas e da produção musical erudita do ocidente no Romantismo, em seus aspectos técnicos e estéticos, através da audição de obras e de estudos históricos e analíticos.

Objetivos. Oferecer oportunidade de escuta do repertório musical abrangido pelas unidades programáticas. Examinar os aspectos técnicos e estéticos das práticas musicais no período abrangido pelas unidades programáticas. Incentivar estudos históricos e analíticos relacionados com as unidades programáticas.

Conteúdo programático. O Romantismo: origens e propostas. Música instrumental. A ópera. Formas musicais. O Impressionismo e a música.

História da Música Brasileira: da Colônia à República - ACR0037

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Sem pré-requisitos.

Ementa. Visão panorâmica das práticas e da produção musical erudita no Brasil, do descobrimento ao fim do período imperial, em seus aspectos técnicos e estéticos, através da audição de obras e de estudos históricos e analíticos.

Objetivos. Oferecer oportunidade de escuta do repertório abrangido pelas unidades programáticas. Examinar os aspectos técnicos e estéticos das práticas musicais no período abrangido pelas unidades programáticas. Incentivar estudos históricos e analíticos relacionados com as unidades programáticas.

Conteúdo programático. Música no Brasil do descobrimento ao fim do século XVII; durante o século XVIII; na primeira metade do século XIX. A ópera no Brasil durante o século XIX. Música instrumental na segunda metade do século XIX.

História da Música Brasileira: Moderna e Contemporânea - ACR0038

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Sem pré-requisitos.

Ementa. Visão panorâmica das práticas e da produção musical erudita brasileira no século XX, em seus aspectos técnicos e estéticos, através da audição de obras e de estudos históricos e analíticos.

Objetivos. Oferecer oportunidade de escuta do repertório abrangido pelas unidades programáticas. Examinar os aspectos técnicos e estéticos das práticas musicais no período abrangido pelas unidades programáticas. Incentivar estudos históricos e analíticos relacionados com as unidades programáticas..

Conteúdo programático. Modernismo e nacionalismo. Movimento Música Viva e suas conseqüências. Renascimento regional. Música eletro-acústica no Brasil. Perspectivas da música brasileira contemporânea.

História da Música Popular Brasileira I - AEM0005

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos, sem pré-requisito.

Ementa. Estudo da história da música popular brasileira, de natureza artística e autoral, desde o seu aparecimento, em fins do século XVIII, até os dias atuais, a partir de contextos sócio-culturais, econômicos, políticos e tecnológicos determinantes para a sua fixação e consolidação.

Objetivos. Capacitar o aluno a identificar a trajetória da música popular brasileira – dos primórdios aos dias de hoje – interpretando-a criticamente, com base no desenvolvimento e trajetória da própria sociedade brasileira.

Conteúdo programático. Vida musical brasileira no período colonial. Período de assimilação das culturas européia, indígena e negro-africana. Gêneros musicais brasileiros emergentes na Bahia e no Rio de Janeiro no século XVIII. Modinha e lundú. Gêneros musicais ligeiros vindos da Europa no século XIX - valsa, schottisch, mazurca, polca, quadrilha, havaneira - e sua associação com a modinha e o lundu. A elitização dos gêneros populares. Passagem do século XIX para o século XX: o primeiro grande movimento de renovação estética na música brasileira de origem popular. Os precurssores. Período 1901/16: a contribuição da chamada pequena África do Rio de Janeiro. O choro e o samba. Período 1917/28: o carnaval carioca e o surgimento das escolas de samba. O aparecimento, no Brasil, do disco, do rádio e do cinema falado. Período 1929/45: Era de Ouro da MPB. A música popular regional nascente. A profissionalização da música popular.

Bibliografia. ALVARENGA, Oneyda. Musica Popular Brasileira. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. ANDRADE, Mário de. Aspectos Da Música Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1980. —. Ensaio Sobre Música Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia,1980. —. Modinhas Imperiais. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1980. BAHIANA, Ana Maria. Nada Será Como Antes - Mpb Nos Anos 70. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. CAMPOS, Augusto de. Balanço Da Bossa E Outras Bossas. São Paulo: Ed. Perspectiva - coleção Debates. CASTRO, Ruy. Chega De Saudade - A História E As Histórias Da Bossa Nova. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1990. FAVARETTO, Celso F. Tropicália - Alegoria, Alegria. São Paulo: Kairós Livraria e Editora Ltda, 1979. GÓES, Fred de. O País Do Carnaval Elétrico. São Paulo: Editora Currupio Comércio Ltda, 1982. MOURA, Roberto. Tia Ciata E A Pequena África No Rio De Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/INM/DMP, 1983. MUKUNA, Kazadi wa. Contribuição Bantu Na Música Popular Brasileira. São Paulo: Global Editora, s/data. MURCE, Renato. Bastidores Do Rádio. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda/FUNARTE, 1976. SAROLDI, Luiz Carlos. MOREIRA, Sonia Virginia. Radio Nacional, O Brasil Em Sintonia. Rio de Janeiro: MEC/Funarte 1984. SEVERIANO, Jairo. HOMEM DE MELLO, Zuza. A Canção No Tempo - 85 Anos De Músicas Brasileiras - Vls. 1 e 2. São Paulo: Editora 34, 1997. SIQUEIRA, Baptista. Modinhas do Passado. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1979. SQUEFF, Enio. WISNIK, José Miguel. O Nacional E O Popular Na Cultura Brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. SODRÉ, Muniz. Samba - O Dono Do Corpo. Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1979. TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: EDUSP - Editora, 1996. TINHORÃO, José Ramos. Pequena História Da Música Popular- Da Modinha À Lambada. Rio de Janeiro: ART Editora, 1995. —. Música Popular - Um Tema Em Debate. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997. —. História Social da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998. VALENÇA, Rachel. Carnaval. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Rio Arte, 1996. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vols.1 e2. São Paulo: Livraria Martins Editora, 3ª ed. 1961. VASCONCELLOS, Gilberto. De Olho Na Fresta. Rio de Janeiro: Edições do Graal, 1977. Enciclopédia Da Música Brasileira, Popular, Erudita, Folclórica. São Paulo: ART Editora, 1998.

 

História da Música Popular Brasileira II - AEM0006

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos.

Pré-requisito: História da Música Popular Brasileira II

Ementa. Estudo da história da música popular brasileira, de natureza artística e autoral, desde o seu aparecimento, em fins do século XVIII, até os dias atuais, a partir de contextos sócio-culturais, econômicos, políticos e tecnológicos determinantes para a sua fixação e consolidação.

Objetivos. Capacitar o aluno a identificar a trajetória da música popular brasileira – dos primórdios aos dias de hoje – interpretando-a criticamente, com base no desenvolvimento e trajetória da própria sociedade brasileira.

Conteúdo programático. Período 1946/58: a intensificação da importação de música popular estrangeira, principalmente dos Estados Unidos; o surgimento da televisão; o declínio do rádio; o esgotamento das fórmulas tradicionais da MPB e o prenúncio de renovação com a nova geração de compositores, intérpretes e arranjadores. O surto do Baião e do Samba-Canção. Período 1959/72: Bossa Nova ; primórdios do Rock no Brasil; a Jovem Guarda; a era dos festivais da canção; a 1ª geração de compositores e intérpretes pós-bossa novistas; a canção de protesto; o Tropicalismo. Período 1973/85: os Novos Baianos, o ressurgimento do Choro e do Samba; o sonho dos "independentes"; sofisticação da indústria fonográfica brasileira e as contradições da cultura de massa; o Roque Brasileiro dos anos 80; modismos da classe-média: Forró, Lambada, Samba-Funk, Samba-Reagge, Afoxé, Trio-elétrico. A reação experimentalista do chamado "grupo paulista". A nova música dos guetos: Rap, Hip-Hop; as escolas de samba na atualidade. Anos 90: tendências artísticas e exigências mercadológicas ditadas pela indústria cultural e pela mídia de massa. O Axé-music, a música Sertaneja romântica; o Pagode a era da "música descartável". As chamadas "World Music" e "Latin Jazz". O mercado externo.

Bibliografia. ALVARENGA, Oneyda. Musica Popular Brasileira. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. ANDRADE, Mário de. Aspectos Da Música Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1980. —. Ensaio Sobre Música Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia,1980. —. Modinhas Imperiais. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1980. BAHIANA, Ana Maria. Nada Será Como Antes - Mpb Nos Anos 70. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. CAMPOS, Augusto de. Balanço Da Bossa E Outras Bossas. São Paulo: Ed. Perspectiva - coleção Debates. CASTRO, Ruy. Chega De Saudade - A História E As Histórias Da Bossa Nova. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1990. FAVARETTO, Celso F. Tropicália - Alegoria, Alegria. São Paulo: Kairós Livraria e Editora Ltda, 1979. GÓES, Fred de. O País Do Carnaval Elétrico. São Paulo: Editora Currupio Comércio Ltda, 1982. MOURA, Roberto. Tia Ciata E A Pequena África No Rio De Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte/INM/DMP, 1983. MUKUNA, Kazadi wa. Contribuição Bantu Na Música Popular Brasileira. São Paulo: Global Editora, s/data. MURCE, Renato. Bastidores Do Rádio. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda/FUNARTE, 1976. SAROLDI, Luiz Carlos. MOREIRA, Sonia Virginia. Radio Nacional, O Brasil Em Sintonia. Rio de Janeiro: MEC/Funarte 1984. SEVERIANO, Jairo. HOMEM DE MELLO, Zuza. A Canção No Tempo - 85 Anos De Músicas Brasileiras - Vls. 1 e 2. São Paulo: Editora 34, 1997. SIQUEIRA, Baptista. Modinhas do Passado. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1979. SQUEFF, Enio. WISNIK, José Miguel. O Nacional E O Popular Na Cultura Brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. SODRÉ, Muniz. Samba - O Dono Do Corpo. Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1979. TATIT, Luiz. O Cancionista. São Paulo: EDUSP - Editora, 1996. TINHORÃO, José Ramos. Pequena História Da Música Popular- Da Modinha À Lambada. Rio de Janeiro: ART Editora, 1995. —. Música Popular - Um Tema Em Debate. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997. —. História Social da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998. VALENÇA, Rachel. Carnaval. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Rio Arte, 1996. VASCONCELOS, Ary. Panorama da Música Popular Brasileira. Vols.1 e2. São Paulo: Livraria Martins Editora, 3ª ed. 1961. VASCONCELLOS, Gilberto. De Olho Na Fresta. Rio de Janeiro: Edições do Graal, 1977. Enciclopédia Da Música Brasileira, Popular, Erudita, Folclórica. São Paulo: ART Editora, 1998.

 

Música e Indústria Cultural - AEM0064

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos, sem pré-requisito.

Ementa. Estudo da produção artística musical e sua difusão na sociedade moderna.

Objetivos. Capacitar o aluno a: avaliar a fenomênica da indústria cultural no contexto da cultura de massas do século XX ; avaliar os impactos das relações industriais e das técnicas e inovações modernas no campo artístico e musical; avaliar o fenômeno da indústria cultural, seu processo de instauração no Brasil e sua evolução neste século XX.

Conteúdo programático. Cultura e Sociedade. Base econômica e estrutura social. Formas de produção e difusão musical. Desenvolvimento do capitalismo e da cultura de massa. Organização social dos músicos. Profissão, leis e direitos de autor. Reprodutibilidade técnica: registro fonográfico; reprodução industrial seriada; música de execução eletrônica. Organização do mercado de trabalho do músico. Tipologia e funções dos meios de comunicação de massa. Impactos das modernas tecnologias informáticas e globalização no fazer musical e suas conseqüências para o mercado de trabalho do músico.

Bibliografia. BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Inn LIMA, Luiz Costa . Teoria da Cultura de Massa. S. Paulo: 1990 . Paz e Terra. DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Ed. Contraponto, 1998. Rio de Janeiro. COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural? Brasiliense, 15ª Edição. MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo – 1 Neurose. Forense Editora. Rio de Janeiro: 1977. ORTIZ, Renato A Moderna Tradição Brasileira. Cultura Brasileira e Indústria Cultura Ed Brasiliense, S. Paulo: 1995 (5a. Ed). PUTERMAN, Paulo. Música. Indústria Cultural: A Agonia De Um Conceito. Editora Perspectiva, 1994. THOMPSON John B. A Midia e a Modernidade: uma teoria social da Mídia. Editora Vozes. Petrópolis; 1998. THOMPSON John B. Ideologia Cultura Moderna. Editora Vozes. Petrópolis: 1998. BRAGA, Luiz Otávio. LADAM: uma estação informatizada para ensino de música Tese de Mestrado. Rio de Janeiro: 1995 COPPE/UFRJ (Anexos). MORAES, Dênis de (org.). Globalização, Mídia e Cultura Contemporânea. Letra Livre, S. Paulo: 1997. KUMAR, Krishan. Da Sociedade Pós - Industrial à Pós - Moderna. Zahar Editor, Rio: 1997. IANNI, Otávio. Imperialismo e Cultura. Petrópolis: 1976. Ed. Vozes. MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: 1973. Zahar. ROMANZINI, Gisley e outros. Comunicação e Controle Social. Petrópolis: 1991. Ed. Vozes. BOSI, Ecléa. Cultura de Massa e Cultura Popular: Culturas Operárias. Ed. Vozes. Petrópolis, Rio de Janeiro: 1996 (2a. ed.)

Obs: à literatura agregam-se oportunamente artigos e crônicas, bem como se promovem palestras temáticas e exibem-se audiovisuais; atividades essas relativas aos problemas que com o curso se quer discutir.

Oficina de Música I

Currículo mínimo; 2 créditos práticos. Sem pré-requisitos.

Ementa. A Criação Musical: Adestramento calcado preponderantemente na via sensorial e intuitiva, partindo do exercício lúdico sobre as estruturas básicas da linguagem e chegando à construção da forma musical.

Objetivos. Desenvolver a capacidade de criar música, tendo como meio a prática da improvisação programada sobre os elementos básicos da linguagem e seu direcionamento para resultados estéticos pré-fixados.

Conteúdo programático. Improvisação programada sobre rítmo dado; tema dado ou base harmônica ostinato. Articulação rítmica e melódica. Tema homogêneo. Tema heterogêneo. Período quadrado homogêneo e heterogêneo. Elaboração temática sobre células (motivos melódicos). Diversidade interior nos períodos quadrados. Alterações assimétricas do período quadrado

Percepção Harmônica I - AEM0084

Optativa para as duas áreas de interesse; 2 créditos teóricos. Sem pré-requisitos.

Ementa. Percepção auditiva e notação musical de progressões de acordes empregados em música popular, em grau crescente de dificuldade.

Objetivos. Praticar percepção auditiva de acordes através de progressões tocadas pelo orientador na classe. Preparar o aluno para as demais disciplinas harmônicas, auxiliando o desenvolvimento da percepção. Desenvolver a capacidade auditiva harmônica na área do vocabulário de acordes da música popular brasileira.

Conteúdo programático. Escrever, por audição, progressões de tríades de diversas qualidades. Escrever , por audição, progressões diatônicas de tríades. Escrever, por audição, progressões diatônicas de tétrades. Escrever, por audição, progressões de tétrades dentro do sistema maior-menor.

Percepção Harmônica II - AEM0085

Optativa para as duas áreas de interesse; 2 créditos teóricos.

Pré-requisito: Percepção Harmônica I.

Ementa. Percepção auditiva e notação musical de progressões de acordes empregados em música popular, em grau crescente de dificuldade.

Objetivos. Praticar percepção auditiva de acordes através de progressões tocadas pelo orientador na classe. Preparar o aluno para as demais disciplinas harmônicas, auxiliando o desenvolvimento da percepção. Desenvolver a capacidade auditiva harmônica na área do vocabulário de acordes da música popular brasileira.

Conteúdo programático. Escrever, por audição, progressões de tétrades com inclinações a tons diversos. Escrever, por audição, progressões de acordes com 9as, 11as e 13as. Escrever, por audição, progressões contendo acordes diversos usados em situações especiais. Escrever, por audição, esquemas harmônicos de canções populares brasileiras.

Percepção Musical I - ACR0065

Currículo mínimo; 4 créditos teóricos, sem pré-requisito.

Ementa. A matéria será distribuída em quatro períodos, partindo de uma vivência tonal, até uma visão modal e contemporânea das estruturas musicais. Será dada ênfase ao trabalho prático e criativo de leitura, grafia e execução de raízes populares e eruditas de diversas épocas. Os aspectos teóricos serão enfocados, a partir da prática, como necessidade de ordenação e racionalização dos mesmos.

Objetivos. O curso de PEM visa a sedimentar os conceitos teóricos adquiridos em curso de Teoria Musical em um nível mais aprofundado e amplo, assim como, a assimilação de estruturas sonoras e rítmicas, que permitam ao aluno ler e escrever música. Capacitar o aluno para o prosseguimento em outras disciplinas do curso.

Conteúdo programático. Assentamento de bases: a) marcação de compasso em 2, 3 e 4; b) base da diatônica maior e menor; c) quadratura e regularidade. Ortografia. Compassos simples e compostos. Intervalos. Escalas maiores e menores. Claves. Material utilizado: Rítmica No II - Duetos Rítmicos - Dragomirov II - Canções em menor com cromatismo - Coro a 4 vozes.

Bibliografia. LAMAÇÕES - Teoria Musical - Tomos I e II. D’AGOSTINO - Teoria Musical Moderna. LUSSY, Mathys - El ritmo musical. QUIROS, Júlio Bernaldo - Elementos de la Ritmica Musical. HINDEMITH, Paul - Treinamento elementar para músicos. MED, Bohumil - Teoria, ritmo e solfejo. ORFF - Schulwerk - tomo I a V. KODALY - "Cantemos corretamente a duas vozes". SCLIAR, Ester - Teoria Musical.

Percepção Musical II - ACR0066

Currículo mínimo; 4 créditos teóricos. Pré-requisito: Percepção Musical I.

Ementa. A matéria será distribuída em quatro períodos, partindo de uma vivência tonal, até uma visão modal e contemporânea das estruturas musicais. Será dada ênfase ao trabalho prático e criativo de leitura, grafia e execução de raízes populares e eruditas de diversas épocas. Os aspectos teóricos serão enfocados, a partir da prática, como necessidade de ordenação e racionalização dos mesmos.

Objetivos. O curso de PEM visa a sedimentar os conceitos teóricos adquiridos em um curso de Teoria Musical em um nível mais aprofundado e amplo, assim como, a assimilação de estruturas sonoras e rítmicas, que permitam ao aluno ler e escrever música. Capacitar o aluno para o prosseguimento em outras disciplinas do curso.

Conteúdo programático. Ruptura com a simetria rítmica, através de quiálteras e compassos alternados. Ruptura da diatônica com introdução de alterações dos graus. Compassos alternados aplicados. Acordes de 3 e 4 sons - localização da fundamental, 3ª e 5ª (quem esta no baixo). Funções tonais I, IV e V. Quiálteras 2, 3, 4 e 5 aumentativas e diminutivas. Sinais de abreviatura. Cromatismo aplicado. Material utilizado: Rítmica No II - Duetos Rítmicos - Dragomirov II - Canções em menor com cromatismo - Coro a 4 vozes.

Bibliografia. LAMAÇÕES - Teoria Musical - Tomos I e II. D’AGOSTINO - Teoria Musical Moderna. LUSSY, Mathys - El ritmo musical. QUIROS, Júlio Bernaldo - Elementos de la Ritmica Musical. HINDEMITH, Paul - Treinamento elementar para músicos. MED, Bohumil - Teoria, ritmo e solfejo. ORFF - Schulwerk - tomo I a V. KODALY - "Cantemos corretamente a duas vozes". SCLIAR, Ester - Teoria Musical.

Percepção Musical Avançada I - ACR0067

Currículo mínimo; 4 créditos teóricos. Pré-requisito: Percepção Musical II.

Ementa. A matéria será distribuída em quatro períodos, partindo de uma vivência tonal, até uma visão modal e contemporânea das estruturas musicais. Será dada ênfase ao trabalho prático e criativo de leitura, grafia e execução de raízes populares e eruditas de diversas épocas. Os aspectos teóricos serão enfocados, a partir da prática, como necessidade de ordenação e racionalização dos mesmos.

Objetivos. O curso de PEM visa a sedimentar os conceitos teóricos adquiridos em curso de Teoria Musical em um nível mais aprofundado e amplo, assim como, a assimilação de estruturas sonoras e rítmicas, que permitam ao aluno ler e escrever música. Capacitar o aluno para o prosseguimento em outras disciplinas do curso.

Conteúdo programático. Continuação da ruptura com superposição de ritmos. Ruptura da diatônica com introdução de modos. Funções tonais I, II, IV e VI

Percepção Musical Avançada II - ACR0068

Currículo mínimo; 4 créditos teóricos. Pré-requisito: Percepção Avançada I.

Ementa. A matéria será distribuída em quatro períodos, partindo de uma vivência tonal, até uma visão modal e contemporânea das estruturas musicais. Será dada ênfase ao trabalho prático e criativo de leitura, grafia e execução de raízes populares e eruditas de diversas épocas. Os aspectos teóricos serão enfocados, a partir da prática, como necessidade de ordenação e racionalização dos mesmos.

Objetivos. O curso de PEM visa a sedimentar os conceitos teóricos adquiridos em curso de Teoria Musical em um nível mais aprofundado e amplo, assim como, a assimilação de estruturas sonoras e rítmicas, que permitam ao aluno ler e escrever música. Capacitar o aluno para o prosseguimento em outras disciplinas do curso.

Conteúdo programático. Continuação, com interpenetração de modos. Solfejos atonais. Dragomirov 271 a 300. Rítmica número 4. Coros a 4 vozes (tonais e modais)

Piano Popular I - AEM0087

Optativa para as duas áreas de interesse; 1 crédito teórico, 2 créditos práticos. Pré-requisito: ter cursado, pelo menos, os dois primeiros períodos em que o aluno está matriculado, além de ter cumprido todos os créditos obrigatórios pertinentes a esses mesmos períodos.

Obs.: a disciplina pertence ao grupo dos Instrumentos Complementares.

Ementa. Execução de arranjos para piano de peças populares.

Objetivos. Capacitar o aluno a: atuar como solista, acompanhador ou como integrante da seção rítmico-harmônica de um conjunto de música popular; ler arranjos para piano de peças populares; confeccionar transcrições de arranjos para piano de peças populares a partir de gravações; criar e escrever arranjos para piano de peças populares; executar os gêneros musicais mais representativos da música popular brasileira.

Conteúdo programático. Peças de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzga, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Ary Barroso, Cartola, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Hermeto Paschoal, Radamés Gnattali, César Camargo Mariano, Egberto Gismonti e outros. Obs.: As técnicas de arranjo estão diretamente relacionadas aos gêneros musicais e são apresentadas em grau crescente de complexidade. A escolha dos gêneros, bem como a complexidade dos arranjos, dependerá das possibilidades de cada aluno.

Piano Popular II, III, IV AEM0088, AEM0089, AEM0090

Optativas para as duas áreas de interesse; 1 crédito teórico, 2 créditos práticos, com pré-requisito entre elas.

Obs.: as disciplinas pertencem ao grupo dos Instrumentos Complementares.

Ementa. Execução de arranjos para piano de peças populares.

Objetivos. Capacitar o aluno a: atuar como solista, acompanhador ou como integrante da seção rítmico-harmônica de um conjunto de música popular; ler arranjos para piano de peças populares; confeccionar transcrições de arranjos para piano de peças populares a partir de gravações; criar e escrever arranjos para piano de peças populares; executar os gêneros musicais mais representativos da música popular brasileira.

Conteúdo programático. Peças de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzga, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Ary Barroso, Cartola, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Hermeto Paschoal, Radamés Gnattali, César Camargo Mariano, Egberto Gismonti e outros. Obs.: As técnicas de arranjo estão diretamente relacionadas aos gêneros musicais e são apresentadas em grau crescente de complexidade. A escolha dos gêneros, bem como a complexidade dos arranjos, dependerá das possibilidades de cada aluno.

Prática de Conjunto I/II - AEM0067, AEM0068

Currículo mínimo; 1 crédito teórico, 2 créditos práticos, sem pré-requisito entre elas.

Ementa. Prática instrumental e/ou vocal, em grupo, com ênfase no repertório popular brasileiro. Participação criativa do executante em todas as fases do processo de montagem de uma obra musical, desde a escolha do repertório até a confecção dos arranjos.

Objetivos. Capacitar o aluno a uma participação consciente e criativa na interpretação de música popular em grupo. Capacitar o aluno para o trabalho de formar e conduzir diferentes grupos vocais e/ou instrumentais. Apresentar publicamente, ao final de cada período, o repertório trabalhado em uma das formas: a) concerto roteirizado; b) espetáculo musical temático, roteirizado.

Conteúdo programático. Avaliação do material vocal e/ou instrumental disponível para uma escolha de repertório adequada. Análise morfológica, técnica e estética de obras musicais. Identificação dos principais problemas técnicos da peça e elaboração de exercícios específicos para a superação desses problemas. Exercícios sobre recursos de expressão musical: andamento, articulação, emissão, dinâmica, etc. A interpretação como forma de comunicação artística. Linguagens de apoio que se somam à performance musical: roteiro, figurino, iluminação, postura do músico em cena, aderêços de palco, sonorização. Obs.: As unidades acima são válidas para todos os períodos da disciplina e são repassadas em diversos níveis de dificuldade, dependendo do repertório abordado.

Prática de Conjunto III, IV, V, VI - AEM0069, AEM0070, AEM0071, AEM0072

Complementar obrigatória para Prática de Conjunto, optativa para Arranjo Musical; 1 crédito teórico, 2 créditos práticos, sem pré-requisito entre elas.

Ementa. Prática instrumental e/ou vocal, em grupo, com ênfase no repertório popular brasileiro. Participação criativa do executante em todas as fases do processo de montagem de uma obra musical, desde a escolha do repertório até a confecção dos arranjos.

Objetivos. Capacitar o aluno a uma participação consciente e criativa na interpretação de música popular em grupo. Capacitar o aluno para o trabalho de formar e conduzir diferentes grupos vocais e/ou instrumentais. Apresentar publicamente, ao final de cada período, o repertório trabalhado em uma das formas: a) concerto roteirizado; b) espetáculo musical temático, roteirizado.

Conteúdo programático. Avaliação do material vocal e/ou instrumental disponível para uma escolha de repertório adequada. Análise morfológica, técnica e estética de obras musicais. Identificação dos principais problemas técnicos da peça e elaboração de exercícios específicos para a superação desses problemas. Exercícios sobre recursos de expressão musical: andamento, articulação, emissão, dinâmica, etc. A interpretação como forma de comunicação artística. Linguagens de apoio que se somam à performance musical: roteiro, figurino, iluminação, postura do músico em cena, aderêços de palco, sonorização. Obs.: As unidades acima são válidas para todos os períodos da disciplina e são repassadas em diversos níveis de dificuldade, dependendo do repertório abordado.

Técnicas de Improvisação I - AEM0075

Complementar obrigatória para Prática de Conjunto; optativa para Arranjo Musical.

1 crédito teórico, 2 créditos práticos. Pré-requisito: Harmonia de Teclado IV.

Ementa. Improvisação melódica baseada na harmonia, no estilo e na melodia original de peças populares.

Objetivos. Estudo das relações melódico-harmônicas; elaboração de fraseados melódicos; desenvolvimento da capacidade criativa; análise das constâncias melódicas de vários estilos musicais.

Conteúdo programático. Acordes do modo maior e suas escalas; improvisação sobre centros tonais maiores; acordes dos modos menor natural, harmônico e melódico e suas escalas; improvisação sobre centros tonais menores; escalas para subdominantes e dominantes secundárias.

Bibliografia. AEBERSOLD, Jamey.A new approach to jazz improvisation. USA:Jamey Aebersold, 1979. ADOLFO, Antônio. O livro do músico.Rio de Janeiro: Lumiar editora, 1990. CHEDIAK, Almir. Harmonia e improvisação I e II. Rio de Janeiro:Lumiar editora, 1990. FARIA,Nelson. A arte da improvisação. Rio de Janeiro, Lumiar editora, 1994. MEHEGAN, John. Jazz rythm and improvised line. New York: Watson-Guptill Publications, 1962. —.Jazz improvisation. New York: Amsco Publishing Company. Manuscritos. SLONIMINSKY. Thesaurus of scales and melodie patterns. New York:Charles Scribner´s Sons, 1947.

Técnicas de Improvisação II AEM0076

Complementar obrigatória para Prática de Conjunto; optativa para Arranjo Musical.

1 crédito teórico, 2 créditos práticos. Pré-requisito: Técnicas de Improvisação I.

Ementa. Improvisação melódica baseada na harmonia, no estilo e na melodia original de peças populares.

Objetivos. Estudo das relações melódico-harmônicas; elaboração de fraseados melódicos; desenvolvimento da capacidade criativa; análise das constâncias melódicas de vários estilos musicais.

Conteúdo programático. V7 alt e subV7; escalas simétricas, escalas pentatônicas, tensões diatônicas e propositais; análise rítmico-melódica de peças e solos.

Bibliografia. AEBERSOLD, Jamey. A New Approach to Jazz Improvisation. USA: Jamey Aebersold, 1979. ADOLFO, Antônio. O livro do músico. Rio de Janeiro: Lumiar editora, 1990. CHEDIAK, Almir. Harmonia e improvisação I e II. Rio de Janeiro: Lumiar editora, 1990. FARIA, Nelson. A arte da improvisação. Rio de Janeiro, Lumiar editora, 1994. MEHEGAN, John. Jazz Rythm and Improvised Line. New York: Watson-Guptill Publications, 1962. —.Jazz Improvisation. New York: Amsco Publishing Company. SLONIMINSKY. Thesaurus of Scales and Melodic Patterns. New York: Charles Scribner´s Sons, 1947.

Transcrição de Arranjo I - AEM 0077

Complementar obrigatória para Arranjo Musical, optativa para Prática de Conjunto; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Arranjo e Técnicas Instrumentais I.

Ementa. Notação de arranjos extraídos de gravações fonográficas, desde pequenos conjuntos até formações orquestrais.

Objetivos. Capacitar o aluno a: transcrever para a partitura arranjos gravados identificando as técnicas empregadas; transcrever para a partitura, em redução para piano, arranjos gravados originalmente escritos para conjunto instrumental, vocal ou orquestral; transcrever para a partitura, em adaptação livre para conjunto ou orquestra, arranjos gravados originalmente escritos para piano.

Conteúdo programático. Análise, por audição, de arranjos gravados observando as especificidades de gênero e forma; traços de estilo e de época; função dos instrumentos; planos sonoros, densidade da factura instrumental; colorido instrumental, técnicas de instrumentação utilizadas. Notação da harmonia e da seção rítmica. Notação de vozes extremas. Notação de vozes harmônicas, contracantos e idéias rítmico-melódicas fragmentadas. Preparação da grade orquestral.

Bibliografia: STONE, Kurt. Music Notation In The Twentieth Century. New York-London: W. W. Norton, 1980. READ, Gardner. Music Notation: A Manual of Modern Practice. New York: Taplinger Publishing Company, 1979.

Transcrição de Arranjo II - AEM0078

Complementar obrigatória para Arranjo Musical, optativa para Prática de Conjunto; 2 créditos teóricos, Pré-requisito: Transcrição de Arranjo I.

Ementa. Notação de arranjos extraídos de gravações fonográficas, desde pequenos conjuntos até formações orquestrais.

Objetivos. Capacitar o aluno a: transcrever para a partitura arranjos gravados identificando as técnicas empregadas; transcrever para a partitura, em redução para piano, arranjos gravados originalmente escritos para conjunto instrumental, vocal ou orquestral; transcrever para a partitura, em adaptação livre para conjunto ou orquestra, arranjos gravados originalmente escritos para piano.

Conteúdo programático. Análise, por audição, de arranjos gravados observando as especificidades de gênero e forma; traços de estilo e de época; função dos instrumentos; planos sonoros, densidade da factura instrumental; colorido instrumental, técnicas de instrumentação utilizadas. Notação da harmonia e da seção rítmica. Notação de vozes extremas. Notação de vozes harmônicas, contracantos e idéias rítmico-melódicas fragmentadas. Preparação da grade orquestral.

Bibliografia: STONE, Kurt. Music Notation In The Twentieth Century. New York-London: W. W. Norton, 1980. READ, Gardner. Music Notation: A Manual of Modern Practice. New York: Taplinger Publishing Company, 1979.

Transcrição de Arranjo III - AEM0079

Complementar obrigatória para Arranjo Musical, optativa para Prática de Conjunto; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Transcrição de Arranjo II.

Ementa. Notação de arranjos extraídos de gravações fonográficas, desde pequenos conjuntos até formações orquestrais.

Objetivos. Capacitar o aluno a: transcrever para a partitura arranjos gravados identificando as técnicas empregadas; transcrever para a partitura, em redução para piano, arranjos gravados originalmente escritos para conjunto instrumental, vocal ou orquestral; transcrever para a partitura, em adaptação livre para conjunto ou orquestra, arranjos gravados originalmente escritos para piano.

Conteúdo programático. Análise de arranjos gravados, observando por audição discográfica as especificidades de gênero e forma, traços de estilo e de época, função dos instrumentos, planos sonoros, densidade da fatura instrumental, colorido instrumental, técnicas de instrumentação utilizadas; notação da harmonia e da seção rítmica; notação de vozes extremas; notação de vozes harmônicas, background vocal e instrumental, contracantos e idéias rítmico-melódicas fragmentadas; preparação da grade orquestral a partir de uma redução para piano.

 

Transcrição de Canção I - AEM0065

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos, sem pré-requisitos.

Ementa. Transcrição e cifragem de canções populares extraídas de gravações, com diferentes graus de dificuldade de percepção.

Objetivos. Capacitar o aluno a elaborar partituras de canções com melodias cifradas, contendo diferentes graus de complexidade harmônica e melódica.

Conteúdo programático. Transcrever um repertório de canções, em número mínimo de três por período.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir. Songbook da Bossa Nova. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1990. 5 v. —. Songbook de Caetano Veloso.. 3 ed. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, [1990}. 2 v. —. Songbook de Tom Jobim. Rio: Lumiar, 1990. 3 v. SPOSSOBIN, I.V. A Forma Musical. 4.ed. Moscou: Música, 1967. —. Manual de harmonia. 4.ed. Moscou: Música, 1965. MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. London: Open Unversity Press, 1990. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton 1962. SCHOENBERG, Arnold. Theory of harmony. London: Faber, 1978.

Transcrição de Canção II - AEM0066

Currículo mínimo; 2 créditos teóricos. Pré-requisito: Transcrição de Canção I.

Ementa. Transcrição e cifragem de canções populares extraídas de gravações, com diferentes graus de dificuldade de percepção.

Objetivos. Capacitar o aluno a elaborar partituras de canções com melodias cifradas, contendo diferentes graus de complexidade harmônica e melódica.

Conteúdo programático. Transcrever um repertório de canções, em número mínimo de três por período.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir. Songbook da Bossa Nova. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1990. 5 v. —. Songbook de Caetano Veloso.. 3 ed. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, [1990}. 2 v. —. Songbook de Tom Jobim. Rio: Lumiar, 1990. 3 v. SPOSSOBIN, I.V. A Forma Musical. 4.ed. Moscou: Música, 1967. —. Manual de harmonia. 4.ed. Moscou: Música, 1965. MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. London: Open Unversity Press, 1990. PISTON, Walter. Harmony. New York: Norton 1962. SCHOENBERG, Arnold. Theory of harmony. London: Faber, 1978.

Violão Popular I

Optativa para as duas áreas de interesse; 3 créditos.

Pré-requisito: ter cursado, pelo menos, os dois primeiros períodos em que o aluno está matriculado, além de ter cumprido todos os créditos obrigatórios pertinentes a esses mesmos períodos.

Obs.: a disciplina pertence ao grupo dos Instrumentos Complementares.

Ementa. A disciplina oferece elementos básicos para a execução, no violão, de harmonizações de canções populares. Proporciona o desenvolvimento das técnicas da execução instrumental para aqueles que pretendem dedicar-se tanto ao repertório tradicional do violão, quanto à prática da música popular, que constitui o objetivo principal desta disciplina.

Objetivos. Harmonizar canções populares, com seus ritmos (batidas) respectivos; desenvolver a técnica básica necessária para a execução de peças do repertório do violão.

Conteúdo programático. Prática de exercícios técnicos básicos para posicionamento do instrumento, postura geral e movimentação das mãos. Estudo do sistema de cifragem específico da harmonização de canções populares. Peças instrumentais sugeridas: Andantino (M.Carcassi) e Lição em Dó Maior (Tárrega). Formação de repertório de canções populares: marchas, baladas, música de roda, folclóricas, sambas, choros e demais gêneros da MPB e da música negra americana (jazz).

Bibliografia. CHEDIAK, Almir: Dicionário de Acordes Cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale SA, 1984. —, Almir: Harmonia e Improvisação (2 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1986. —, Almir: Songs Books (diversos): Ary Barroso (2 vol.), Bossa Nova (5 vol.), Caetano Veloso (2 vol.), Carlos Lyra, Dorival Caymi (2 vol.), Edu Lobo, Gilberto Gil, Noel Rosa (3 vol.), Tom Jobim (3 vol.), Vinícius de Moraes (3 vol.). VENTURA, Ricardo: Sinopses de Apoio ao Estudo do Violão. Rio de Janeiro: UNI-RIO/CNPq, 1987. GUEST, Ian: Arranjo/Método Prático (3 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. BRAGA, Luiz Otávio: "Harmonia Aplicada à Música Popular". Apostila, 1993. —, Luiz Otávio: O Violão Brasileiro. Ed. Europa, 1988. —, Luiz Otávio: "Oficina de Música 84/85". Apostila UNI-RIO/Rio-Arte. 1984/1985.

Violão Popular II

Optativa para as duas áreas de interesse; 3 créditos.

Pré-requisito: Violão Popular I

Obs.:disciplina pertencente ao grupo dos Instrumentos Complementares.

Ementa. Estudo e execução de cadências harmônicas em acordes com notas acrescentadas e alteradas na tríade. Trabalho de desenvolvimento da técnica violonística para a execução de peças tradicionais do violão.

Objetivos. Harmonização de canções com acordes dissonantes, em repertório de temas brasileiros, de jazz e outros gêneros. Execução de peças instrumentais.

Conteúdo programático. Estudo das funções tonais dos acordes pertencentes às progressões harmônicas das canções estudadas. Estudo das cadências características dos temas populares. Formação de repertório com canções nos gêneros citados. Peças sugeridas: Estudo em Mí menor (Tárrega) e Romanza (A. Rovira)

Bibliografia. CHEDIAK, Almir: Dicionário de Acordes Cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale SA, 1984. —, Almir: Harmonia e Improvisação (2 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1986. —, Almir: Songs Books (diversos): Ary Barroso (2 vol.), Bossa Nova (5 vol.), Caetano Veloso (2 vol.), Carlos Lyra, Dorival Caymi (2 vol.), Edu Lobo, Gilberto Gil, Noel Rosa (3 vol.), Tom Jobim (3 vol.), Vinícius de Moraes (3 vol.). VENTURA, Ricardo: Sinopses de Apoio ao Estudo do Violão. Rio de Janeiro: UNI-RIO/CNPq, 1987. GUEST, Ian: Arranjo/Método Prático (3 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. BRAGA, Luiz Otávio: "Harmonia Aplicada à Música Popular". Apostila, 1993. —, Luiz Otávio: O Violão Brasileiro. Ed. Europa, 1988. —, Luiz Otávio: "Oficina de Música 84/85". Apostila UNI-RIO/Rio-Arte. 1984/1985.

Violão Popular III

Optativa para as duas áreas de interesse; 3 créditos.

Pré-requisito: Violão Popular II

Obs.:disciplina pertencente ao grupo dos Instrumentos Complementares.

Ementa. Estudo e aplicação dos Modos Musicais na música popular. Improvisação melódica baseada nos modos. Desenvolvimento da leitura para o violão no pentagrama e aprofundamento da técnica instrumental.

Objetivos. Desenvolver a técnica violonística necessária para a execução de peças no nível dos estudos simples de Léo Browuer. Estudo e execução dos modos misicais para fins de improvisação melódica e análise dos temas escolhidos. Desenvolver o senso de improvisação melódica.

Conteúdo programático. Estudo dos arpejos das peças tradicionais do violão. Estudo dos modos jônico, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio, lócrio em diversas alturas. Execução e cifragem de acordes sem a fundamental no baixo. Repertório sugerido: Estudo Simples nº 6 (Léo Browuer), Canções Populares e temas de jazz.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir: Dicionário de Acordes Cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale SA, 1984. —, Almir: Harmonia e Improvisação (2 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1986. —, Almir: Songs Books (diversos): Ary Barroso (2 vol.), Bossa Nova (5 vol.), Caetano Veloso (2 vol.), Carlos Lyra, Dorival Caymi (2 vol.), Edu Lobo, Gilberto Gil, Noel Rosa (3 vol.), Tom Jobim (3 vol.), Vinícius de Moraes (3 vol.). VENTURA, Ricardo: Sinopses de Apoio ao Estudo do Violão. Rio de Janeiro: UNI-RIO/CNPq, 1987. GUEST, Ian: Arranjo/Método Prático (3 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. BRAGA, Luiz Otávio: "Harmonia Aplicada à Música Popular". Apostila, 1993. —, Luiz Otávio: O Violão Brasileiro. Ed. Europa, 1988. —, Luiz Otávio: "Oficina de Música 84/85". Apostila UNI-RIO/Rio-Arte. 1984/1985.

Violão Popular IV

Optativa para as duas áreas de interesse; 3 créditos.

Pré-requisito: Violão Popular III

Obs.:disciplina pertencente ao grupo dos Instrumentos Complementares.

Ementa. Atuação do violonista em conjuntos musicais de todos os portes, visando a postura em cena e a forma de tratamento a ser dispensada à execução, em função do tipo de arranjo, de conjunto e local de apresentação. Estudo global da técnica do instrumento e da harmonia funcional. Revisão de todo material musical estudado.

Objetivos. Atuar em conjuntos musicais diversos. Fornecer o conteúdo necessário para que o aluno possa continuar individualmente o estudo do instrumento. Orientar o aluno no sentido de proporcionar-lhe condições de tocar outros instrumentos de corda dedilhada como o violão de 7 cordas, guitarra elétrica, viola caipira, cavaquinho, bandolim e contrabaixo.

Conteúdo programático. Estudo da técnica do instrumento: trêmolos, trinados, mordentes, portamentos e ornamentos variados. Técnicas cênicas para apresentação pública. Estudo da harmonia funcional relativa a alternativas para progressões harmônicas (arranjos). Repertório sugerido: Estudo nº 1 (Villa-Lobos) e temas populares de diversos gêneros.

Bibliografia. CHEDIAK, Almir: Dicionário de Acordes Cifrados. São Paulo: Irmãos Vitale SA, 1984. —, Almir: Harmonia e Improvisação (2 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1986. —, Almir: Songs Books (diversos): Ary Barroso (2 vol.), Bossa Nova (5 vol.), Caetano Veloso (2 vol.), Carlos Lyra, Dorival Caymi (2 vol.), Edu Lobo, Gilberto Gil, Noel Rosa (3 vol.), Tom Jobim (3 vol.), Vinícius de Moraes (3 vol.). VENTURA, Ricardo: Sinopses de Apoio ao Estudo do Violão. Rio de Janeiro: UNI-RIO/CNPq, 1987. GUEST, Ian: Arranjo/Método Prático (3 vol.). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996. BRAGA, Luiz Otávio: "Harmonia Aplicada à Música Popular". Apostila, 1993. —, Luiz Otávio: O Violão Brasileiro. Ed. Europa, 1988. —, Luiz Otávio: "Oficina de Música 84/85". Apostila UNI-RIO/Rio-Arte. 1984/1985.


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